Congonhas

08/08/2013 14:37

Viagem a Congonhas

 

                No dia 29 de maio de 2013, a direção da escola promoveu e acompanhou os alunos dos oitavos anos a mais uma viagem na cidade  de Congonhas. O objetivo da viagem foi o de proporcionar aos alunos um momento cultural e turístico, onde eles tiveram a oportunidade de conhecer o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos e o seu entorno e também as obras do Mestre Aleijadinho.

                Durante algumas aulas da disciplina de História, as professoras Vera e Emmanuelle abordaram o assunto sobre o Ciclo do Ouro em Minas Gerais e sobre Aleijadinho e suas obras, dando ênfase para as que estão presentes em Congonhas. Trabalhando a interdisciplinaridade, forma confeccionados os diários de bordo envolvendo as disciplinas de História e Língua Portuguesa. Neste caderno, os alunos registraram trechos sobre a vida e obras do mestre Aleijadinho, ilustraram e descreveram como foi a viagem.

                A caminho da cidade de Congonhas, a expectativa era percebida na expressão facial dos alunos e na chegada pode-se conferir o clima de emoção dos mesmos ao verem pessoalmente o que antes havia sido abordado através das gravuras e imagens. Este entusiasmo foi expresso pela aluna Giovanna Carolina Pereira de Matos, aluna do 8º ano C: “ Na ida em Congonhas, pude apreciar e aprender sobre as obras dos Barroco Mineiro. Admirei obras de Aleijadinho, um ícone na arte barroca. As características de Congonhas são interessantes, é uma cidade simples, com muitas belezas, demonstradas através das esculturas.” O interesse dos alunos em relação às obras de Aleijadinho se configurou através de perguntas e admiração como relatou a aluna Luana Cunha Miranda do 8º ano C: “Eu adorei ir a Congonhas com minha turma. Conheci várias obras de Aleijadinho e aprendi um pouco sobre a cidade. Foi muito interessante saber um pouco mais da arte barroca.”

                Como expressão de fé, a Sala dos Milagres e o interior do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos são lugares onde os alunos permaneceram um bom tempo. Outro local que atraiu a atenção de todos foi o espaço da Romaria, onde o Museu de Pedras foi visitado e admirado como retrata a aluna Gisele Miranda do 8º Ano B: “Eu gostei muito do museu, as pedras são lindas. Os profetas me encantaram, as capelas com as imagens dos Passos da Paixão é algo muito real, a perfeição dentro da igreja. Adorei tudo na viagem.” Não esquecendo o comércio local, que também foi privilegiado pelos alunos nas compras de lembrancinhas. A viagem à cidade de Congonhas, por mais um ano, foi uma oportunidade de ampliação de conhecimentos e valorização da Arte Barroca Mineira.

                Tendo em vista o “bom êxito da viagem, torna-se importante ressaltar que o turismo cultural é um momento de vivências e experiências de um conjunto de valores e costumes que são imprescindíveis na formação da identidade de um povo. Enfim, uma viagem realizada com objetivo de turismo cultural aproxima os visitantes das pessoas que moram no local além de propiciar a ampliação de conhecimento e descoberta para não mais esquecer.

 

—————

Voltar


Contato

Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes

Praça do Rosário, 107
Centro
Rio Espera/MG
CEP:36.460-000


31-37531156


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!