Projeto Cintura Fina

16/07/2012 09:26

 

PROJETO CINTURA FINA

 

            

 

            O Projeto Cintura Fina tem por objetivo emagrecer sem o efeito sanfona através de uma reeducação alimentar, orientada por nutricionistas.

            A ideia do projeto vem de muito tempo atrás. Como Técnica em Nutrição sempre sonhei em realizar algo de bom para alunos e funcionários da escola em relação à alimentação. No ano passado surgiu a idéia de realizar o Projeto Cintura Fina, então elaborei por escrito e neste início de ano com apoio da Direção ele foi colocado em prática. Por coincidência a escola recebeu de presente o CD MPN (Música Popular Nutritiva) da cantora e nutricionista Tânia Bicalho e também a Campanha da Fraternidade trouxe como tema Fraternidade e Saúde Pública, com o objetivo de não só chamar a atenção sobre a situação do SUS (Sistema Único de Saúde) mas também de orientar sobre a importância de uma alimentação adequada, já que “Prevenir é melhor que remediar.”

            Eis as fases do Projeto Cintura Fina:

 

1ª Fase

  • Trabalhos utilizando o CD MPN durante as aulas de Educação Religiosa nas turmas dos 6º anos.

  • Aulas expositivas, vídeos, músicas sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012 nas turmas dos 7º, 8º e 9º anos, durante as aulas de Educação Religiosa. Foi elaborado o Projeto Saúde e dignidade para todos, que foi interdisciplinar e teve como culminância uma caminhada e apresentação dos trabalhos dos alunos em diversas disciplinas.

2ª Fase

 

  • Parceria com as nutricionistas Vanessa e Terezinha

  • Inscrição dos alunos e funcionários interessados em participar do projeto. Foram inscritas 109 pessoas.

4ª Fase

  • Pesagem e medição dos participantes.

5ª Fase

  • Terá início dia 29/06 com reunião com os pais dos menores, nutricionistas e os adultos inscritos  para dar início à intervenção nutricional. E segundo o relato da nutricionista Terezinha já tem pessoas que perderam peso apenas seguindo as orientações das palestras, inclusive um participante já perdeu 4 quilos. Também  temos alguns alunos participantes que começaram a incluir verduras e legumes na alimentação.
  • O Projeto Cintura Fina tomou proporções nunca imaginadas: foi publicada uma notícia no Blog da Educação, no site do Agência Minas, no jornal Minas Gerais e Tribuna Livre, no site do CONSEA e agora no último dia 20 de junho recebemos um a equipe da TV Rede  minas para uma reportagem sobre o mesmo e que irá ao ar em setembro.

Estamos muito felizes e esperamos realmente fazer a diferença na qualidade de vida dos inscritos.

Lembramos aos inscritos que a partir do dia 30/06 próximo sábado teremos as manhãs esportivas mas quadra da escola. Será todo sábado de 8 às 10 horas da manhã. Contamos com a presença de todos.

 

Professora Rita de Cássia Campos Miranda

 

 

—————

Voltar


Contato

Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes

Praça do Rosário, 107
Centro
Rio Espera/MG
CEP:36.460-000


31-37531156


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!