UTILIZANDO O LÚDICO PARA ENSINAR

16/11/2012 13:10

 

Matéria extraída do Blog da Secretaria Estadual de Educação noticiando atividades dos alunos do curso Normal Pós-Médio, de nossa escola, coordenado pela Prof. Rita.

 

Utilizando o lúdico para ensinar

31/10/2012

 

É inegável que atividades práticas, que estimulam o raciocínio dos estudantes de uma forma lúdica podem ajudar no aprendizado. Sabendo disso, a Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes, no município de Rio Espera, estimula os alunos que participam do Curso Normal, habilitação para atuar como professor da educação infantil que é oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), a desenvolverem diferentes objetos que possam ajudar no trabalho em sala de aula.

O ‘livro do tato’ é uma dessas atividades. Produzido pelos alunos do Curso Normal, o livro  é composto por diferentes imagens que fazem parte do cotidiano das crianças que estudam nas escolas nas quais os cursistas realizam estágio supervisionado.

Livro retrata diferentes imagens produzidas com texturas diferentes. Foto: Arquivo Escola

 “A ideia é estimular os alunos do curso a produzirem trabalhos que possam ser desenvolvidos com as crianças. No livro, eles colocaram imagens conhecidas dos alunos, como animais, personagens de desenho, letras e números. Para que as crianças pudessem sentir a textura da figura, foram utilizados diferentes materiais, como algodão, milho, feijão, entre outros”, ressalta a coordenadora no Curso Normal na escola, Rita de Cássia Campos Miranda.

Essa é a segunda vez que trabalhos lúdicos são desenvolvidos com os alunos do Curso Normal. No ano passado, os cursistas montaram um livro coletivo.  As crianças escolheram assuntos e junto com os cursistas montaram livros sobre diferentes temas, como o mundo do circo, da fazenda, entre outros. Os desenhos foram feitos pelas crianças, que também assinaram o livro.

Rita de Cássia Campos Miranda destaca a importância das atividades lúdicas para o trabalho com os alunos da educação infantil. “Mostro para os meus cursistas que ensinar de forma lúdica é muito bom e que coisas simples podem ajudar no aprendizado”, destaca.

Atividades lúdicas são produzidas pelos alunos do Curso Normal. Foto: Arquivo Escola

Durante o curso, os estudantes também estão montando jogos pedagógicos que serão utilizados nas escolas onde eles fazem estágio supervisionado. “Já estamos levando os objetos para as escolas onde estagiamos e os alunos estão gostando muito, porque assim fica mais fácil deles assimilarem as coisas. Eles gostam de atividades novas e já ficam esperando”, conta a aluna do Curso Normal, Geiciane Otávia Miranda.

http://blog.educacao.mg.gov.br

 

 

—————

Voltar


Contato

Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes

Praça do Rosário, 107
Centro
Rio Espera/MG
CEP:36.460-000


31-37531156


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!