Visita à Escola Estadual Monsenhor Horta

16/11/2012 13:06

 

VISITA À ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR HORTA

 

           Em busca de novas alternativas direcionadas  à otimização no processo educativo dos alunos de nossa escola, o diretor Marcos Roberto, a supervisora Zélia Miranda e um grupo de professores de Matemática e Português realizaram uma visita a E.E. Monsenhor Horta, em Conselheiro Lafaiete.

            A equipe foi carinhosamente acolhida pelo diretor Paulo Roberto, pela supervisora e alguns professores. Na oportunidade, o diretor teceu vários comentários sobre práticas que vêm garantindo o sucesso dos alunos e a ascensão da escola no IDEB. Dentre estas, ressaltou a existência do “provão” a cada bimestre que,  além de evidenciar os avanços e as dificuldades dos estudantes em relação às habilidades trabalhadas em todas as disciplinas, é ainda um estilo de avaliação pelo qual eles demonstram muito interesse e seriedade. Através de seus relatos, a equipe se inteirou sobre o processo de organização, aplicação e correção.

             Outro ponto importante informado refere-se ao perfil modernizado em relação aos registros de diários e aos resultados bimestrais que são inseridos no sistema, permitindo aos pais um exato acompanhamento da vivência e do progresso escolar dos filhos. Muitas das atividades artísticas também produzidas ali, como o teatro, alcançam um respaldo muito positivo quando levadas pelos alunos à comunidade como fonte de lazer, cultura e alegria, apresentadas em outras escolas e às entidades ou grupos mais vulneráveis à monotonia ou isolamento.

              O momento mais relevante desta visita foi marcado pela exposição alusiva ao desmembramento de conteúdos  em Matemática e Português. Esclarecimentos sobre esta proposta transformadora na aprendizagem, já mencionadas por professores durante a elaboração do PIP da escola Monsenhor Francisco, constituía-se, na realidade, o objeto priorizado do encontro. O professor de Matemática gentilmente detalhou os pontos e estratégias da proposta na qual a disciplina se divide em dois conteúdos (Geometria e Álgebra) lecionados por diferentes professores em uma mesma classe. Segundo ele esta inovação gera  maior produtividade ao professor e melhor assimilação de conhecimentos aos alunos. Salientou ainda  a sua segurança e satisfação com os bons resultados que tem obtido. A professora de Português  foi também muito cordial e orientou o grupo sobre o trabalho ali desenvolvido, dividindo-se a disciplina no ensino da leitura, gramática, literatura e redação, ministrado por professores específicos.

              A proposta parece animadora. Resta, entretanto, socializar a ideia junto à comunidade escolar e analisar as possibilidades para a sua implantação. Foi valiosa a iniciativa d diretor Marcos que muito investe no crescimento do corpo docente.

              Enfim, a direção e toda e equipe agradecem ao diretor Paulo Roberto a oportunidade de um encontro tão profícuo e, sem dúvida, bastante agradável.

 

Texto escrito pela professora de Português, Maria de Almeida.

—————

Voltar


Contato

Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes

Praça do Rosário, 107
Centro
Rio Espera/MG
CEP:36.460-000


31-37531156


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!