AULAS DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA - PARTE II

28/04/2016 09:59

AULAS DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA - PARTE II

            DURANTE O ANO LETIVO DE 2015, FORAM TRABALHADOS DIVERSOS TEMAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA. TODOS ELES TRABALHADOS PENSANDO SEMPRE NA FORMAÇÃO HUMANA DOS ALUNOS E BUSCANDO SEMPRE POR MEIO  DA COMPREENSÃO DA TRANSCENDÊNCIA RESPEITAR AS DIFERENÇAS E VALORIZAR CADA UM DO JEITO QUE É. O RESPEITO AO PLANETA TERRA FOI TEMA DE UM TRABALHO COM TODAS AS TURMAS E COMPLETAMOS COM O PROJETO ÁGUA, O LÍQUIDO DA VIDA. AS TURMAS FORAM DIVIDIDAS EM GRUPO E CADA UM DOS GRUPOS CONFECCIONOU UM MURAL, ELABOROU UMA PARÓDIA E CADA UM INDIVIDUALMENTE FEZ UMA POESIA COM O TEMA. OS TRABALHOS DE CADA GRUPO FORAM APRESENTADOS NO AUDITÓRIO DA ESCOLA PARA A PRÓPRIA TURMA DOS GRUPOS.
            UM OUTRO TRABALHO QUE MARCOU O ANO DE 2015 FOI O PROJETO JUNTOS SOMOS MAIS. FOI UM PROJETO QUE TEVE COMO BASE O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DESTE ANO E TEVE COMO CULMINÂNCIA A PRIMEIRA CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA NA ESCOLA MONSENHOR FRANCISCO. FOI UM MOMENTO MARCANTE.
            CONTINUAMOS TRABALHANDO TEXTOS INTERESSANTES PARA A FORMAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS, O TEXTO ATUAL É DE MONTEIRO LOBATO: A LIGA DAS NAÇÕES. ESTE TEXTO CHAMA ATENÇÃO PARA A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS, PRINCIPALMENTE EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES.
 

Liga das Nações

Gato-do-mato, jaguatirica e irara receberam um convite da onça para constituírem a Liga das Nações.
- Aliemo-nos e cacemos juntos, repartindo a presa irmãmente, de acordo com os nossos direitos.
- Muito bem! - exclamaram os convidados. - Isso resolve todos os problemas da nossa vida.
E sem demora puseram-se a fazer a experiência do novo sistema. Corre que corre, cerca daqui, cerca dali, caiu-lhes nas unhas um pobre veado. Diz a onça:
- Já que somos quatro, toca a reparti-lo em quatro pedaços.
- Ótimo!
Repartiu a presa em quatro partes e, tomando uma, disse:
- Cabe a mim este pedaço, como rainha que sou das florestas.
Os outros concordaram e a onça retirou a sua parte.
- Este segundo também me cabe porque me chamo onça.
Os sócios entreolharam-se.
- E este terceiro ainda me pertence de direito, visto como sou mais forte do que todos vós.
A irara interveio:

- Muito bem. Ficas com três pedaços, concordamos (que remédio!); mas o quarto tem que ser dividido entre nós.

- Às ordens! - exclamou a onça. - Aqui está o quarto pedaço às ordens de quem tiver a coragem de agarrá-lo.

E arreganhando os dentes assentou as patas em cima.

Os três companheiros só tinham uma coisa a fazer: meter a caudas entre as pernas. Assim fizeram e sumiram-se, jurando nunca mais entrar em Liga das Nações com onça dentro.

A Onça Poderosa!

Monteiro Lobato, além de ser genial, constrói fábulas onde apresenta sátiras pertinente as questões sociais, mostrando a hipocrisia das nações (onça). O mundo dos interesses fala mais alto, ninguém cumpre a palavra. As pessoas sem dignidade sempre usam a lei "Quero tirar vantagem em tudo". É claro os seres humanos estão mudando a cara, está ocorrendo uma instalação paulatina da ética, da moral, da dignidade.

 

ATIVIDADES:

1- QUEM SÃO AS ONÇAS EM NOSSA SOCIEDADE?

2- COM QUEM PODEMOS COMPARAR O GATO DO MATO, A JAGUATIRICA E A IRARA? POR QUE?

2- EM QUE ÉPOCA VOCÊS OBSERVAM  MAIOR PRESENÇA DAS “ONÇAS”? JUSTIFIQUE.

3- O QUE NÓS, ENQUANTO CIDADÃOS PARTICIPATIVOS E DESEJOSOS DE JUSTIÇA, PODEMOS FAZER PARA ACABAR COM O PODER DAS “ONÇAS”?

4- VOCÊ ACREDITA NAS PROMESSAS DAS “ONÇAS”, FEITAS APENAS QUANDO ELAS PRECISAM DE VOCÊ, COMO OS ANIMAIS DA FÁBULA OU PREFERE ENFRENTAR O PERIGO ATÉ CONSEGUIR JUSTIÇA? JUSTIFIQUE.

5- EXPLIQUE A FRASE: É MELHOR NÃO TROCAR O CERTO PELO DUVIDOSO.

6- COMO VOCÊ DEFINE A ATITUDE DA ONÇA?

7- COMO VOCÊ DEFINE A ATITUDE DO GATO DO MATO, DA JAGUATIRICA E DA IRARA?

8- EXPLIQUE ESTE TRECHO DA FÁBULA: “... ESTÁ OCORRENDO UMA INSTALAÇÃO PAULATINA DA ÉTICA, DA MORAL E DA DIGNIDADE”.

9- VOCÊ JÁ SE SENTIU PRESSIONADO POR ALGUMA “ONÇA”?

10- EXPLIQUE: A ONÇA ESTÁ BEM REPRESENTADA NA HIPOCRISIA HUMANA.

11- PRODUZA UM TEXTO COM O SEGUINTE TEMA: O PODER DA “ONÇA” E A FORÇA DESCONHECIDA  DO “GATO DO MATO, JAGUATIRICA E IRARA”, JUNTOS.

 

EDUCAÇÃO RELIGIOSA      PROF. RITA MIRANDA   OUT/2015

—————

Voltar


Contato

Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes

Praça do Rosário, 107
Centro
Rio Espera/MG
CEP:36.460-000


31-37531156