Visita a cidade de Congonhas

18/09/2012 11:00

 

 

Viagem ao Centro histórico de Congonhas

        No dia 18 de agosto, os alunos das turmas do 8º ano de nossa escola, juntamente com o diretor Marquinhos,  a vice-diretora Emmanuelle e as professoras de História Luciana e Lidiane fizeram à cidade histórica de Congonhas.

     A princípio foi feito um trabalho de preparação com os alunos para a viagem, através da apresentação de slides com fotos e informações sobre alguns aspectos da cidade, principalmente o histórico e cultural, ao qual, uma atenção especial foi dada, destacando-se o Santuário Barroco do Bom Jesus de Matosinhos e seu entorno. Este, foi considerado uma preciosidade por todos os visitantes de nossa escola, como relatou o aluno Lucas (8º B): “ Ao ver, ao vivo, as obras de Aleijadinho em tamanho natural, fiquei impressionado”. Já a aluna Camila do 8º B comentou: “ Pessoalmente as esculturas parece ter vida, é mais lindo do que se pode imaginar.”

     Outro aspecto que também chamou a atenção dos alunos foi a devoção de fieis ao Bom Jesus de Matosinhos que é muito bem comprovada na Sala dos Milagres. As alunas Ana Carolina e Carolina da Silva do 8º A declararam: “A Sala dos Milagres nos interessou porque vimos como é importante a fé e percebemos como a religiosidade está presente na vida das pessoas.”

     A relação entre Museu, Educação e Sociedade possibilita ao indivíduo a construção de significados, conhecimentos necessários para uma reflexão pessoal e também intelectual, além de nos remeter a uma época antiga.

     A visita ao Museu de Mineralogia e Museu da Imagem e Memória de Congonhas, os alunos tiveram a oportunidade de observar espaços e objetos diferentes, como as alunas Franciele Láila e Thamires Suélem, do 8º C relataram: “ No Museu conhecemos um pouco da história de Congonhas, objetos históricos e pedras de valor, além de uma linda maquete da Basílica do Bom Jesus de Matosinhos e tudo que está em seu entorno.”

     Não se pode deixar de mencionar o turismo religioso e cultural que movimenta o comércio  local. Os alunos apreciaram as lojas de lembrancinhas, como nos lembra a aluna Kênia Moreira do 8ºC: “ Fomos em algumas lojinhas e fizemos algumas comprinhas.”

     A satisfação e o entusiasmo dos alunos com a viagem à Congonhas estavam presentes no olhar de cada um. Para Lorena Kelly, do 8º B: “Essa viagem superou todas as minhas expectativas.” E para o alunos Welson, também do 8º B: “ Em Congonhas não há apenas belezas, mas sim maravilhas históricas, que nos dão a sensação de viver uma antiguidade com grandes artistas e suas obras.”

     Sem duvida, a viagem a Congonhas contribuiu para a ampliação do conhecimento de nossos alunos, onde eles tiveram a oportunidade de estabelecer relação entre o tema estudado e uma amostra importante  que compõe a Cultura Barroca Mineira. Vale ressaltar que os alunos relataram a viagem em um Diário de Bordo confeccionado nas aulas de Língua Portuguesa, sob a orientação da Professora Maria de Almeida.

Texto escrito pelas professoras de História: Luciana e Lidiane 

 

—————

Voltar


Contato

Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes

Praça do Rosário, 107
Centro
Rio Espera/MG
CEP:36.460-000


31-37531156


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!