Centenário de nascimento do Monsenhor Francisco

02/10/2012 08:44

 

 

 

Cem anos! Um século!

 

     No próximo dia 29 de setembro deste ano, a comunidade de Rio Espera celebra o Centenário de nascimento do saudoso e inesquecível Monsenhor Francisco Miguel Fernandes.

     Longa é a história contida nas páginas onde ficaram gravadas as grandes realizações do dinâmico pároco que, por quase meio século dedicou sua vida em prol de nossa paróquia, visando, sobretudo seu bem espiritual.

     Entre os inúmeros benefícios prestados à nossa terra, destaca-se a Escola Estadual Monsenhor Francisco.

     Num sentimento de sincera gratidão, no dia 07 de setembro passado, a escola prestou ao seu insigne fundador a mais justa e merecida homenagem.

     Às sete horas e trinta minutos foi celebrada na matriz de Nossa Senhora da Piedade a Santa Missa pelo nosso pároco  Padre Joselito. Participaram da Celebração Eucarística a direção, professores, funcionários e alunos da Escola Monsenhor Francisco e Major Miranda, membros do Apostolado da Oração e grande número de fieis.

     Logo após, na mesma Igreja foi realizada solene e comovente homenagem ao querido Monsenhor Francisco.

     De início foi entoado o Hino Nacional Brasileiro diante das bandeiras Nacional, de Minas e da Escola.

     A seguir, foram apresentadas diversas passagens e realizações promovidas por Monsenhor Francisco durante os longos anos que trabalhou pelo bem de nossa terra.

     Através do data show tivemos a oportunidade de ver fotos de vários momentos marcantes da vida e do ardoroso trabalho por ele realizado.

     O hino dedicado a Monsenhor Francisco, composto por Padre Luiz Moreira Costa, seu coadjutor, foi entoado com entusiasmo pelos alunos da Escola Estadual Major Miranda.

     Algumas alunas segurando faixas contendo as principais obras de Monsenhor Francisco, participaram de uma magnífica coreografia, erguendo  no final a foto do homenageado.

     Encerrando o evento, após a leitura do testamento espiritual por ele escrito pouco antes de seu falecimento, um grupo de alunos encenou a entrada de Mons. Francisco na Matriz, acompanhado de representantes dos diversos movimentos religiosos por ele mantidos durante seu trabalho pastoral.

     Ressaltando os inúmeros benefícios prestados por Monsenhor Francisco à nossa terra, Joaquim, seu ex-aluno e sacristão por muitos anos, ao seu lado, cantou comovida a paródia “Servo bom e fiel”, composta pela professora Rita de Cássia Campos.

     Com grande admiração, parabenizo a direção, professores e alunos de nossas escolas pela magnífica homenagem prestada ao maior benfeitor de nossa paróquia e de nossa cidade.

 

     “ Monsenhor Francisco teu nome ficará gravado na Igreja – poema que escreveste em pedra, na Escola Rosário que plantaste e medra!”

Texto escrito pela ex-professora de Ensino religioso,  D. Naná.

 

 

—————

Voltar


Contato

Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes

Praça do Rosário, 107
Centro
Rio Espera/MG
CEP:36.460-000


31-37531156


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!