LEITURA COMO CAMINHO PARA SOLIDARIEDADE

16/11/2012 13:09

 

Segue texto extraído do blog da Secretaria de Estado de Educação

 

Leitura como caminho para solidariedade

 

 

A magia transformadora que a leitura é capaz de proporcionar é o que inspira as ações da Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes, no município de Rio Espera. Por meio do projeto ‘Ler, para crescer como ser humano’, a escola busca despertar nos alunos o gosto pela leitura e contribuir para que eles compreendam o valor da solidariedade.

“Sempre gostei de trabalhar com a leitura nas minhas aulas e há algum tempo ganhei livros que discutem a importância de respeitar as diferenças. Daí pensei em despertar nos alunos a paixão pela leitura, reforçar a interpretação de textos e discutir valores”, ressalta a coordenadora do projeto, Rita de Cássia Campos Miranda.

Aulas acontecem na sala de leitura da escola. Foto: Arquivo Escola

A iniciativa é desenvolvida com os alunos do 6º ano do ensino fundamental e para que a leitura se torne cada vez mais prazerosa, as ações acontecem na sala de leitura da escola. A leitura acontece de duas maneiras: a primeira é a leitura silenciosa e a segunda é a leitura coletiva.
“Além do aluno fazer a leitura para si, acho importante que ele compartilhe com os colegas. No projeto cada um faz a leitura de um pedaço e eles acabam perdendo um pouco da timidez. Também incentivo os estudantes a destacarem situações que envolvam ações de respeito ao próximo e que eles contem exemplo que conhecem no município”, conta Rita de Cássia.

Segundo a aluna do 6º ano do ensino fundamental, Priscila Pontes de Souza, a leitura coletiva influência positivamente no seu desenvolvimento. “Acho ler assim muito bom. Porque entendemos e melhoramos nossa leitura”.

Com o projeto, alunos aprendem sobre a importância da solidariedade. Foto: Arquivo Escola

Após a leitura do livro, os alunos fazem a interpretação do texto e desenhos das partes que mais gostaram. Para a aluna Laura Maria silva Miranda, do 6º ano do ensino fundamental, a parte preferida do projeto é a parte em que debateram sobre a história. “O que eu mais gostei foi da atividade em que discutimos diferentes pontos da história do Pássaro Sem Cor”.

Já o também aluno do 6º do ensino fundamental, Samir Bitencourt da Silva Lopes, conta o que aprendeu com a iniciativa. “Eu gostei das lições que a professora falou com a gente. Que devemos ajudar aos outros, independente do que eles falam. Além disso, depois do projeto passei a gostar mais de leitura depois que li o livro.

Endereço do Blog: https://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs/leitura-como-caminho-para-solidariedade/

 

 

—————

Voltar


Contato

Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes

Praça do Rosário, 107
Centro
Rio Espera/MG
CEP:36.460-000


31-37531156