Parlamento Jovem

29/05/2015 13:50

Parlamento Jovem Brasileiro

Encontram-se abertas as inscrições para a 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro - PJB/2015, até 12 de junho de 2015.

O Programa é realizado anualmente, desde 2004, pela Câmara dos Deputados que abre as portas aos alunos, para possibilitar-lhes a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

A Legislatura prevista para os estudantes, será no período de 20 a 25 de setembro de 2015, em Brasília.

Para participar, os jovens deverão ter entre 16 e 22 anos de idade, além de estarem matriculados e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou ainda dos 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, em escolas públicas ou particulares.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que terá a duração de cinco dias, os participantes terão a oportunidade de experimentarem o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Para ser selecionado, o jovem estudante deverá elaborar um projeto de lei, versando sobre uma das seguintes temáticas:

  • Agricultura e Meio Ambiente;
  • Saúde e Segurança Pública;
  • Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;
  • Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Depois é só preencher a ficha de inscrição de forma completa, inclusive providenciando a assinatura do termo de autorização dos pais/responsáveis, caso o estudante seja menor de idade. Nessa ficha de inscrição devem ser anexados:
a) O projeto de lei de autoria própria;
b) Cópia do documento de identidade;
c) Declaração de que está matriculado regularmente no ensino médio ou médio técnico, com data provável de conclusão do curso.
 
 
O estudante deverá entregar a ficha de inscrição, o projeto de lei e a documentação descrita acima para o responsável na escola, que encaminhará até o dia 12 de junho de 2015, para o endereço:

 

 
  • Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais     
  • Diretoria de Ensino Médio             
  • A/C: Prof. Paulo Felipe Lopes de Carvalho e Kátia Regina Bibiano.                                                                                        Rod. Pref. Américo Gianetti, s/n - Prédio Minas / 11º andar  
  • B.: Serra Verde - BH - MG / CEP.:31630-900    
  • Ou para o endereço eletrônico:  minasgeraispjb2015@gmail.com 
A pré-seleção será realizada pela Secretaria de Estado de Educação, serão 32 (trinta e dois) projetos que serão encaminhados para a Câmara dos Deputados, que escolherá 8(oito) projetos para apreciação nas sessões legislativas.
 
As passagens aéreas, a hospedagem e a alimentação dos jovens parlamentares serão custeadas pela Câmara Federal.
 
Disponibilizamos aqui: 
 
 

Orientações sobre como elaborar um projeto de lei e mais informações sobre o PJB www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem. O PJB mantem canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro






Par

—————

Voltar


Contato

Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes

Praça do Rosário, 107
Centro
Rio Espera/MG
CEP:36.460-000


31-37531156