Professores e Pais, na tarefa de educar, devem sempre estar atentos para a diversidade humana e suas correlações nas várias áreas, para assim derrubar mitos e reorientar suas atividades e atitudes.
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é a doença da desatenção e/ou hiperatividade. É uma doença que causa grandes prejuízos ao aluno.
A doença atinge 5% da população escolar, que se for hiperativo incomodará ou atrapalhará ao menos a outros dois alunos durante a aula. Dos 5% de alunos atingidos a porcentagem de chances de cura é de 20%, ficando 50% com danos leves e os 30% sem chances de cura. Um profissional ligado à área do comportamento infantil é que deverá diagnosticar e tratar do problema – Médico - sendo que quanto antes detectado a doença menos prejuízo trará para o indivíduo e o tratamento surtirá benefícios ainda maiores.
O professor ao perceber traços de TDA/H através da escala – SNAP – IV, deverá trocar informações com a família do aluno e cuidadosamente se certificarem de suas suspeitas para tomarem a decisão de buscar um médico especializado na área.
Através do tratamento o aluno poderá ficar completamente bem ou atenuar a desatenção/hiperatividade. Na idade escolar é mais fácil identificar o TDA/H, sendo a hiperatividade comum em crianças e adolescentes do sexo masculino, nas meninas é mais comum apenas a desatenção, o que torna mais difícil um diagnóstico.
A Escola Estadual Monsenhor Francisco trabalhou o assunto acima citados, através de seminários, organizados pelos professores.
Texto: Maria das Dores Silva Miranda, professora.
—————