Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H

20/05/2013 19:53

 


Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H

    Professores e Pais, na tarefa de educar, devem sempre estar atentos para a diversidade humana e suas correlações nas várias áreas, para assim derrubar mitos e reorientar suas atividades e atitudes.

    O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é a doença da desatenção e/ou hiperatividade. É uma doença que causa grandes prejuízos ao aluno.

    A doença atinge 5% da população escolar, que se for hiperativo incomodará ou atrapalhará ao menos a outros dois alunos durante a aula. Dos 5% de alunos atingidos a porcentagem de chances de cura é de 20%, ficando 50% com danos leves  e os 30% sem chances de cura. Um profissional ligado à área do comportamento infantil é que deverá diagnosticar e tratar do problema – Médico - sendo que quanto antes detectado a doença menos prejuízo trará para o indivíduo e o tratamento surtirá benefícios ainda maiores.

    O professor ao perceber traços de TDA/H através da escala – SNAP – IV, deverá trocar informações com a família do aluno e cuidadosamente se certificarem de suas suspeitas para tomarem a decisão de buscar um médico especializado na área.

    Através do tratamento o aluno poderá ficar completamente bem ou atenuar a desatenção/hiperatividade. Na idade escolar é mais fácil identificar o TDA/H, sendo a hiperatividade comum em crianças e adolescentes do sexo masculino, nas meninas é mais comum apenas a desatenção, o que torna mais difícil um diagnóstico.

     

    A Escola Estadual Monsenhor Francisco trabalhou o assunto acima citados, através de seminários, organizados pelos professores.

Texto: Maria das Dores Silva Miranda, professora.

 

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