Em busca de novas alternativas direcionadas à otimização no processo educativo dos alunos de nossa escola, o diretor Marcos Roberto, a supervisora Zélia Miranda e um grupo de professores de Matemática e Português realizaram uma visita a E.E. Monsenhor Horta, em Conselheiro Lafaiete.
A equipe foi carinhosamente acolhida pelo diretor Paulo Roberto, pela supervisora e alguns professores. Na oportunidade, o diretor teceu vários comentários sobre práticas que vêm garantindo o sucesso dos alunos e a ascensão da escola no IDEB. Dentre estas, ressaltou a existência do “provão” a cada bimestre que, além de evidenciar os avanços e as dificuldades dos estudantes em relação às habilidades trabalhadas em todas as disciplinas, é ainda um estilo de avaliação pelo qual eles demonstram muito interesse e seriedade. Através de seus relatos, a equipe se inteirou sobre o processo de organização, aplicação e correção.
Outro ponto importante informado refere-se ao perfil modernizado em relação aos registros de diários e aos resultados bimestrais que são inseridos no sistema, permitindo aos pais um exato acompanhamento da vivência e do progresso escolar dos filhos. Muitas das atividades artísticas também produzidas ali, como o teatro, alcançam um respaldo muito positivo quando levadas pelos alunos à comunidade como fonte de lazer, cultura e alegria, apresentadas em outras escolas e às entidades ou grupos mais vulneráveis à monotonia ou isolamento.
O momento mais relevante desta visita foi marcado pela exposição alusiva ao desmembramento de conteúdos em Matemática e Português. Esclarecimentos sobre esta proposta transformadora na aprendizagem, já mencionadas por professores durante a elaboração do PIP da escola Monsenhor Francisco, constituía-se, na realidade, o objeto priorizado do encontro. O professor de Matemática gentilmente detalhou os pontos e estratégias da proposta na qual a disciplina se divide em dois conteúdos (Geometria e Álgebra) lecionados por diferentes professores em uma mesma classe. Segundo ele esta inovação gera maior produtividade ao professor e melhor assimilação de conhecimentos aos alunos. Salientou ainda a sua segurança e satisfação com os bons resultados que tem obtido. A professora de Português foi também muito cordial e orientou o grupo sobre o trabalho ali desenvolvido, dividindo-se a disciplina no ensino da leitura, gramática, literatura e redação, ministrado por professores específicos.
A proposta parece animadora. Resta, entretanto, socializar a ideia junto à comunidade escolar e analisar as possibilidades para a sua implantação. Foi valiosa a iniciativa d diretor Marcos que muito investe no crescimento do corpo docente.
Enfim, a direção e toda e equipe agradecem ao diretor Paulo Roberto a oportunidade de um encontro tão profícuo e, sem dúvida, bastante agradável.
Texto escrito pela professora de Português, Maria de Almeida.
—————